Propagação de DNS: como saber se o DNS já foi propagado

Home » Domínios » Propagação de DNS: como saber se o DNS já foi propagado

Nesse artigo vamos mostrar como realizar a verificação do estado da propagação do DNS.

Mudança de DNS

Para realizar a mudança do DNS depende do local onde o registro do seu domínio foi realizado. Caso seu domínio esteja registrado na Resgistro.br você pode ver os detalhes de mudança no artigo abaixo.

Como alterar os servidores de DNS de um domínio para ArtHost no registro.br

Domínios registrados em outras empresas:

Caso seu domínio seja registrado em outra empresa, acesse o painel de controle da empresa que atualmente administra seu domínio e realize a alteração ou entre em contato com suporte da empresa e solicite a alteração dos DNS.

Propagação de DNS

Consiste em um processo de salvar os dados de acesso ao site em todos os principais servidores do planeta. Fazendo com que ao digitar o seu domínio no navegador seja direcionado ao servidor correto.

É normal o DNS de um domínio ser alterado e algum tempo depois o site continuar sendo direcionado para o servidor antigo, isso se deve vários fatores, como cache de DNS no servidor da operadora e cache no seu próprio computador. É por isto que as vezes você altera o DNS de um domínio e em pouco tempo já atualizou em outro computador ou para um amigo e para você não. Isso acontece porque o cache utilizado pelos servidores de DNS não é atualizado instantaneamente assim que há alterações no domínio.

Normalmente a propagação se completa: De 30 min à 48 horas, tempo para ocorrer a propagação nacional, e de 30 min à 72 horas é o tempo para ocorrer a propagação internacional..

Checando a propagação

Na internet existem vários sites para a checagem do processo de propagação. Em nosso tutorial vamos usar o Whats My DNS que faz a busca sobre o estado do DNS em vários servidores.

Acesse: https://www.whatsmydns.net/ e você verá uma página semelhante a essa.

Esta página contém:

– Um campo de busca onde você vai digitar o domínio a qual você deseja realizar a pesquisa.
– Uma lista de servidores ao redor do mundo, essa lista é dinâmica, no momento que você acessar ela pode mostrar servidores diferentes.

Após realizar a busca do domínio você verá as informações do lado do nome servidor.

whatsmydns servidor error Arthost

Ocorreu um erro, esse erro acontece em alguns casos:

  1. O domínio pode esta passando pelo processo de migração de DNS
  2. O DNS cadastrado não é valido

Caso o domínio fique nesse estado por muito tempo é necessário refazer o processo de mudança de DNS para localizar os erros

whatsmydns servidor sucesso Arthost

Mostra que o domínio e o DNS estão funcionando de forma correta e mostra o IP do servidor que está hospedado o site.

Para identificar se seu site já está apontando para o IP de nossos servidores, verifique no resultado com alguma cidade do Brasil se o IP mostrado é o nosso.

O IP do servidor onde seu site está alocado é informado no email de boas-vindas com assunto “Bem-vindo à ArtHost – Informações técnicas”.

whatsmydns-dns-propagado